Início » Blog » Hérnia de disco: principais sintomas e tratamento

Hérnia de disco: principais sintomas e tratamento

A hérnia de disco é a lesão que mais provoca dores nas costas e alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé. Aproximadamente 80% das pessoas vão experimentar a dor lombar em algum momento de suas vidas.

Essa doença é causada pelo envelhecimento, desgaste ou deslocamento do disco intervertebral, que é uma espécie de sistema que absorve o impacto da movimentação do corpo, localizado entre as vértebras. O disco intervertebral é uma estrutura cartilaginosa e fibrosa que contém um líquido gelatinoso no seu interior, o núcleo pulposo. Eles estão dispostos em toda a extensão da coluna (cervical, torácica e lombar), separando as vértebras, e amortecendo a carga e mobilidade da coluna.

A dor na coluna, principal sintoma da hérnia de disco, pode ser localizada ou irradiar para outros locais como pernas e braços. De acordo com a região onde a hérnia se encontra, podem surgir outros sintomas como sensação de formigamento nos braços, diminuição da força ou fraqueza nas pernas.

A confirmação do diagnóstico se dá depois do médico especialista observar os sintomas e solicitar exames como tomografia computadorizada ou ressonância magnética para observar qual a região da coluna está afetada e indicar o tratamento.

Devido à maior amplitude de movimentos, os tipos de hérnias de disco mais comuns são as nas colunas lombar e cervical. A maioria dos tratamentos da hérnia de disco não é invasivo, uma vez que é realizado por meio de fisioterapia e uso de medicamentos. No entanto, nos casos onde há insucesso no tratamento conservador, a cirurgia será indicada. Minimamente invasiva, a operação tem o objetivo remover o pedaço do disco que está comprimindo e inflamando a raiz nervosa.